“As aves que aqui gorjeiam, não gorjeiam como lá” – Amando nossas terras… Gonçalves, MG

Gonçalves - MG

Que viajar é ótimo, muita gente já sabe. Entretanto viajar no Brasil durante o inverno e para quem gosta de um friozinho de vez em quando, nem sempre é tarefa das mais fáceis. Muitas vezes as opções ficam restritas ao Sul do país. Para quem é de São Paulo, é também bem comum viajar à cidade de Campos do Jordão, que se tornou um dos polos turísticos mais visitados nesta época do ano, mas que possui preços elevados, tornando-se, portanto, inacessível para muitas pessoas.

Em 2013, porém, tive a oportunidade de visitar um local delicioso para se conhecer nesse período em que as temperaturas costumam cair um pouco. Gonçalves é uma cidadezinha do sul de Minas Gerais, que conta com aproximados 4200 habitantes, ou seja, é bem pequenina mesmo! Localizada na Serra da Mantiqueira (e próxima a São Paulo), a cidade possui lindas araucárias, árvores típicas dos climas tropicais de altitude e muito bonitas de serem observadas.

3

Gonçalves possui uma vasta lista de cachoeiras para se admirar e quem sabe até não dar um mergulho… Não aconselho fazer isso no inverno, até porque testei essa experiência e não é das mais agradáveis. As trilhas que levam às cachoeiras são repletas de belas árvores, animais e flores encantadoras.

E por falar em trilhas, o ecoturismo na região também é bastante valorizado e possui preço acessível. Para quem gosta de caminhar, aconselho a trilha da Pedra Bonita, que oferece uma vista panorâmica incrível a 2075 metros de altura.

2

Para quem gosta de um belo crepúsculo, o pôr-do-sol observado do alto da Pedra de São Domingos é um espetáculo da natureza diante dos olhos.

Além disso, a cidade está recheadíssima de restaurantes servindo refeições das mais diversas, desde a típica comida mineira, até pratos refinados a “la carte”. Os preços variam bastante, mas há restaurantes acessíveis a todos os públicos e todos contam com qualidade exemplar.

1

A “Senhora das Especiarias” é uma lojinha que produz geleias e antepastos artesanais de sabores inusitados como, por exemplo, a geléia de hibisco, e é parada obrigatória para quem turista na cidade.

Como na “boa” Minas Gerais não pode faltar um bom queijo, há lojas também especializadas no assunto e com grande diversidade de produtos para serem apreciados, bem como boas cachaças, que também não podem faltar.

A hospedagem fica por conta das pousadas e, olha, são muitas! Algumas mais próximas do centro, outras bem distantes e no alto da serra. Os preços também são muito variados.

Gonçalves é um excelente passeio para quem gosta da natureza e quer curtir um clima frio. É também um local muito atrativo para casais que desejam viver momentos românticos em um ambiente aconchegante e bem tranquilo.

A cidade, apesar de bem pequenina, conta com imensa beleza, capaz de acalmar os corações urbanos mais agitados.

Divido aqui com vocês, além de uma experiência altamente prazerosa, um conselho para que, apesar dos precinhos, muitas vezes, “salgados”, visitem nossas terras e valorizem o turismo local; afinal, por coincidência ou não com o nome dessa bela cidade supracitada, já disse, certa feita (e com razão) Gonçalves Dias: “Nosso céu tem mais estrelas, Nossas várzeas têm mais flores, Nossos bosques têm mais vida, Nossa vida mais amores”.